Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OUTUBRO ROSA

Este mês de setembro, já como parte da programação do Outubro Rosa, estão sendo disponibilizado para as áreas de Base Comunitária de Segurança. Em Salvador, serão realizadas mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos entre os dias 11 e 30 de setembro, no Quartel do Dendezeiro. Esta ação de rastreamento busca prevenir o câncer de mama precocemente e garantir maiores chances de cura.

Neste sentido, estamos contando com todos vocês apoio na mobilização dessas mulheres, nossas amigas, mães, irmãs, tias. Para tal, elas precisam se cadastrarem nas Bases Comunitárias de Segurança mais próxima. Em anexo, informações sobre o procedimento e contato das BCS.

OUTUBRO ROSA

O que é
O Outubro Rosa é um movimento mundial que busca sensibilizar toda a sociedade sobre a luta contra o câncer de mama e promover a consciência de todos e todas para a prevenção através do diagnóstico precoce. É a quarta vez que a Bahia adere ao movimento, que surgiu na Califórnia (EUA) em 1997 e espalhou-se pelo mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticado em estágio avançado. O diagnóstico precoce da doença é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura.

No Brasil, as taxas de mortalidade por Câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. O câncer de mama é o segundo tipo de Câncer mais freqüente no mundo, o mais comum entre mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. As estimativas de câncer de mama, segundo o INCA (2013) para o Estado da Bahia, 2.700 casos novos e para Salvador 900. A faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer encontra-se entre 50 a 69 anos.

Para enfrentar esse desafio e diagnosticar precocemente o Câncer de Mama, o Governo do Estado da Bahia está realizando, através da SESAB ação de rastreamento e diagnóstico, durante dois anos, em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Esta ação foi denominada Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama - Estratégia Itinerante na Fase I percorre os municípios do Estado, através de Unidades Moveis, realizando Mamografia Bilateral de Rastreamento. A Unidade Móvel é composta por 02 mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia.

Programação para 2014

A Sesab, órgão que compõe a Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto Pela Vida está realizando o rastreamento de câncer de mama, entre os dias 11 a 30 de setembro, no Quartel de Dendezeiro. Neste período deverão ser realizados 5.600 exames de mamografia. Neste sentido, as Bases Comunitárias de Segurança estão cadastrando mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Para tal, as interessadas deverão apresentar documentos pessoais e receber a data do agendamento do exame. Os casos que forem necessários maiores detalhamento serão realizados ainda ultrassonografia e biopsia.

Em Outubro, conforme previsto no Movimento Outubro Rosa, além das mamografias em outras áreas da cidade de Salvador para mulheres entre 40 e 69 anos, serão realizadas diversas atividades de mobilização e sensibilização. A programação será posteriormente divulgada.

Coordenação da Câmara Setorial de Prevenção Social
Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza - SEDES
(71) 3115-3847/3848/ 6192
csps@sedesba.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário